UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS - DCHL
CURSO: PEDAGOGIA VI SEMESTRE
DOCENTE: MARIA DA CONCEIÇÃO ALVES FERREIRA
DISCENTE: ADRIANA SANTOS FERNANDES
MELLO,
Márcia Cristina de Oliveira. O pensamento de Emilia Ferreiro sobre alfabetização.
Revista Moçambras: acolhendo a alfabetização nos países de língua portuguesa,
São Paulo, ano 1, n. 2, 2007. Disponível em: <http://www.mocambras.org>. Publicado
em: março 2007.
“Nos
anos de 1980 são divulgados, no Brasil, os resultados dos estudos realizados
pela pesquisadora argentina, Emilia Ferreiro, e seus colaboradores, contendo
uma nova abordagem do processo de aquisição da língua escrita pela criança” (p.1).
“A
partir de meados da década de 1980, os resultados da pesquisa sobre a
psicogênese da língua escrita, desenvolvida por Emilia Ferreiro e
colaboradores, enfeixados sob a denominação ―construtivismo, foram considerados
referencial teórico, por exemplo, no estado de São Paulo, para o Ciclo Básico
de Alfabetização” (p.3).
“Emilia
Ferreiro ganhou prestígio por desenvolver, com seus colaboradores, pesquisa
empírica que lhe permitiu formular a teoria sobre a psicogênese da língua
escrita, a qual foi divulgada em diversos países, dentre eles, o Brasil. Sua
atuação profissional revela, também, o compromisso político em contribuir na
busca de soluções para se enfrentar o problema do analfabetismo.” (p.3)
“Não
são os métodos que alfabetizam, nem os testes que auxiliam o processo de
alfabetização, mas são as crianças que (re)constroem o conhecimento sobre a
língua escrita, por meio de hipóteses que formulam, para compreenderem o
funcionamento desse objeto de conhecimento.” (p.4)
“Para
a pesquisadora, a língua escrita deve ser entendida como um sistema de
representação da linguagem, concepção que se opõe àquela em que a língua
escrita é considerada como codificação e decodificação da linguagem.” (p.4)
No
livro Psicogênese da língua escrita “são
encontrados resultados de pesquisa acerca do processo de aquisição da língua
escrita por parte de crianças, os quais podem contribuir para a compreensão do modo
pelo qual esse processo complexo acontece.” (p.5)
“Para
os professores, o livro pode auxiliar na interpretação das respostas dadas
pelas crianças, quando estas estão produzindo ou interpretando textos, para
levar essas respostas em consideração durante o processo de construção, pela
criança, do conhecimento da língua escrita.” (p.5)
“O
principal atributo da matriz invariante do pensamento construtivista de Emilia
Ferreiro sobre alfabetização consiste no fato de essa pesquisadora considerar
que a atividade estruturante do sujeito faz com que ele construa esquemas
interpretativos para compreender a natureza da escrita.” (6)
“As
características fundamentais dessa matriz, por sua vez, consistem na
constatação de que as crianças possuem capacidades cognitivas (capacidades de
desenvolver raciocínios) e lingüísticas (capacidades de desenvolver concepções
sobre o sistema de escrita), utilizando-as para entender o mecanismo de
funcionamento da língua escrita no processo de aprendizagem da leitura e da
escrita. Nesse processo, as crianças (re)constroem o conhecimento sobre a
língua escrita, por meio de uma elaboração pessoal, a qual se dá por sucessão
de etapas, cada uma delas representando um estágio importante do processo.” (6)
“Pelo
exposto, pode-se concluir que Psicogênese da língua escrita tornou-se um
marco na produção intelectual de Ferreiro e no que se refere ao seu pensamento
construtivista sobre alfabetização.” (7)
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