UNIVERSIDADE
ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB
DEPARTAMENTO
DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS – DCHL
CURSO:
PEDAGOGIA VI SEMESTRE
DISCIPLINA:
METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO
DOCENTE:
MARIA DA CONCEIÇÃO FERREIRA
DISCENTES: ADRIANA FERNANDES, ANDRIELE SILVA, ITALO CHAVES, NILZETE LIMA.
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA
COMPETÊNCIAS
- Desenvolver
a leitura
- Perceber
letras e seus sons, possibilitando o avanço no nível da lecto escrita
HABILIDADES
- Desenvolver
a percepção da linguagem escrita;
- Identificar
o nome das frutas;
- Associar
grafema ao fonema;
- Reconhecer
a quantidade de sílabas;
- Construir
o conceito de separação silábica;
- Interpretar
o gênero textual “receita”.
CONTEÚDOS
- Interpretação
textual- Leitura e discussão de texto
- Atividades reflexivas de produção
textual – Diferenciação das letras maiúsculas e minúsculas, separação de
silabas, identificação de palavras;
- Organização
de números- contagem de letras, silabas e palavras, identificação dos números presentes na
“receita”
PONTOS
DE CONTATO: Português, Matemática.
TEMPO
DE DURAÇÃO: 1 aula
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA I
Leitura coletiva da
receita “Salada de frutas” com a visualização impressa da receita para cada
aluno.
SALADA DE FRUTAS
INGREDIENTES:
1 Laranja
2 Maçãs
3 Bananas
1 Mamão
MODO DE PREPARO:
Pique todos os
ingredientes, a laranja em pedaços menores que as outras frutas.
Coloque tudo
em um prato fundo e mexa por alguns segundos.
Coloque na
geladeira durante 30 minutos.
Conversando sobre a receita
Conversa
informal sobre a utilização de receitas em casa.
ü Quem já ouviu falar de receita?
ü Para que serve?
ü Onde podemos encontrar a receita
escrita?
Discussão com
a turma para levantar os conhecimentos prévios:
ü Qual é o título da receita?
ü Você costuma comer as frutas dessa
receita?
ü Qual é a sua fruta favorita?
ü No quintal da casa de vocês tem
árvores frutíferas?
ü Você já comeu salada de frutas?
Conhecendo as frutas
Falar sobre a
alimentação saudável. Uso de frutas e verduras.
Vamos conhecer
mais sobre a banana?
BANANA:
Fruto da bananeira. O Estado de São Paulo é o maior produtor do Brasil, e o maior bananal do Brasil, floresce entre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, com mais de 50 milhões de bananeiras. A ilha de Bananal, apesar do nome, considerada a maior ilha fluvial do mundo.
Fruto da bananeira. O Estado de São Paulo é o maior produtor do Brasil, e o maior bananal do Brasil, floresce entre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, com mais de 50 milhões de bananeiras. A ilha de Bananal, apesar do nome, considerada a maior ilha fluvial do mundo.
http://www.livrodereceitas.com/diversos/curiosidades/
·
Identificar
as vogais, consoantes e o número de letras presentes na palavra VITAMINA;
·
Perguntar
quantas vezes abrimos a boca para falar “VITAMINA”;
·
Separar
as sílabas da palavra VITAMINA no quadro e perguntar quantas sílabas tem a
palavra;
·
Aplicação
de exercício
1-
SEPARE
AS SÍLABAS DAS SEGUINTES PALAVRAS:
MELÃO
-------------------------------------- PÊRA
--------------------------------
BANANA------------------------------------- MAÇÃ--------------------------------
ABACAXI------------------------------------ LARANJA---------------------------
MAMÃO------------------------------------- ABACATE----------------------------
2-
RETIRE
DA RECEITA PALAVRAS QUE TENHAM:
DUAS
SÍLABAS-----------------------------------------------------------------------
TRÊS
SÍLABAS-----------------------------------------------------------------------
3-
ORDENE
AS SÍLABAS FORMANDO PALAVRAS:
GO-MO-RAN------------------------------------------------------------------
LA-JA-RAN---------------------------------------------------------------------
BA-CA-A-TE--------------------------------------------------------------------
A-CA-XI-BA--------------------------------------------------------------------
Jogo
Trilha das Frutas
MATERIAL: Uma trilha; Peças para os
participantes se locomoverem pela trilha; Cartelas com figuras de frutas;
Cartelas com os nomes das frutas.
OBJETIVOS: Identificar o nome das
frutas; Perceber que a quantidade de sílabas corresponde à quantidade de vezes
que abrimos a boca para pronunciá-las; Perceber que nem todas as palavras têm a
mesma quantidade de sílabas; Relacionar a quantidade de sílabas à quantidade de
casas que terão que andar.
REGRAS:
1) As cartelas com as figuras ficam
viradas para baixo;
2) As cartelas com os nomes das frutas
ficam viradas para cima;
3) Cada aluno na sua vez, vira uma
cartela com a figura;
4) Procura o nome correto da fruta que
escolheu;
5) Então, anda a quantidade de casas
que corresponde a quantidade de sílabas da palavra somente se acertar o nome da
fruta;
6) Se não acertar, passa a vez;
7) Quem falar a resposta para o
jogador da vez, perde a jogada;
8) Ganha o jogo, quem chegar mais
próximo à linha de chegada.
Avaliação:
A
avaliação será feita ao longo da aula, percebendo se os alunos apreenderam sobre a escrita
correta das palavras segundo as normas ortográficas e separação silábica. Bem
como observar a expressão oral dos alunos e a participação dos mesmos na aula.
Nenhum comentário:
Postar um comentário