Páginas

domingo, 3 de abril de 2016

Sequencia didática

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA - UESB
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS – DCHL
CURSO: PEDAGOGIA VI SEMESTRE
DISCIPLINA: METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO
DOCENTE: MARIA DA CONCEIÇÃO FERREIRA

DISCENTES: ADRIANA FERNANDES, ANDRIELE SILVA, ITALO CHAVES, NILZETE LIMA.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA


COMPETÊNCIAS
  • Desenvolver a leitura
  • Perceber letras e seus sons, possibilitando o avanço no nível da lecto escrita

HABILIDADES
  • Desenvolver a percepção da linguagem escrita;
  • Identificar o nome das frutas;
  • Associar grafema ao fonema;
  • Reconhecer a quantidade de sílabas;
  • Construir o conceito de separação silábica;
  • Interpretar o gênero textual “receita”.

CONTEÚDOS
  • Interpretação textual- Leitura e discussão de texto
  • Atividades reflexivas de produção textual – Diferenciação das letras maiúsculas e minúsculas, separação de silabas, identificação de palavras;
  • Organização de números- contagem de letras, silabas e palavras, identificação dos números presentes na “receita”

PONTOS DE CONTATO: Português, Matemática.
TEMPO DE DURAÇÃO: 1 aula

SEQUÊNCIA DIDÁTICA I
Leitura coletiva da receita “Salada de frutas” com a visualização impressa da receita para cada aluno.

SALADA DE FRUTAS
INGREDIENTES:
1 Laranja
2 Maçãs
3 Bananas
1 Mamão
MODO DE PREPARO:
Pique todos os ingredientes, a laranja em pedaços menores que as outras frutas.
Coloque tudo em um prato fundo e mexa por alguns segundos.
Coloque na geladeira durante 30 minutos.


Conversando sobre a receita

Conversa informal sobre a utilização de receitas em casa.
ü  Quem já ouviu falar de receita?
ü  Para que serve?
ü  Onde podemos encontrar a receita escrita?

Discussão com a turma para levantar os conhecimentos prévios:
ü  Qual é o título da receita?
ü  Você costuma comer as frutas dessa receita?
ü  Qual é a sua fruta favorita?
ü  No quintal da casa de vocês tem árvores frutíferas?
ü  Você já comeu salada de frutas?

Conhecendo as frutas
Falar sobre a alimentação saudável. Uso de frutas e verduras.

Vamos conhecer mais sobre a banana?

BANANA:
Fruto da bananeira. O Estado de São Paulo é o maior produtor do Brasil, e o maior bananal do Brasil, floresce entre São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, com mais de 50 milhões de bananeiras. A ilha de Bananal, apesar do nome, considerada a maior ilha fluvial do mundo.
http://www.livrodereceitas.com/diversos/curiosidades/             


·         Identificar as vogais, consoantes e o número de letras presentes na palavra VITAMINA;
·         Perguntar quantas vezes abrimos a boca para falar “VITAMINA”;
·         Separar as sílabas da palavra VITAMINA no quadro e perguntar quantas sílabas tem a palavra;
·         Aplicação de exercício



1-           SEPARE AS SÍLABAS DAS SEGUINTES PALAVRAS:

MELÃO --------------------------------------  PÊRA --------------------------------
BANANA-------------------------------------   MAÇÃ--------------------------------
ABACAXI------------------------------------   LARANJA---------------------------
MAMÃO-------------------------------------   ABACATE----------------------------


2-    RETIRE DA RECEITA PALAVRAS QUE TENHAM:
DUAS SÍLABAS-----------------------------------------------------------------------
TRÊS SÍLABAS-----------------------------------------------------------------------

3-    ORDENE AS SÍLABAS FORMANDO PALAVRAS:
GO-MO-RAN------------------------------------------------------------------
LA-JA-RAN---------------------------------------------------------------------
BA-CA-A-TE--------------------------------------------------------------------
A-CA-XI-BA--------------------------------------------------------------------

Jogo Trilha das Frutas

MATERIAL: Uma trilha; Peças para os participantes se locomoverem pela trilha; Cartelas com figuras de frutas; Cartelas com os nomes das frutas.

OBJETIVOS: Identificar o nome das frutas; Perceber que a quantidade de sílabas corresponde à quantidade de vezes que abrimos a boca para pronunciá-las; Perceber que nem todas as palavras têm a mesma quantidade de sílabas; Relacionar a quantidade de sílabas à quantidade de casas que terão que andar.

REGRAS:
1) As cartelas com as figuras ficam viradas para baixo;
2) As cartelas com os nomes das frutas ficam viradas para cima;
3) Cada aluno na sua vez, vira uma cartela com a figura;
4) Procura o nome correto da fruta que escolheu;
5) Então, anda a quantidade de casas que corresponde a quantidade de sílabas da palavra somente se acertar o nome da fruta;
6) Se não acertar, passa a vez;
7) Quem falar a resposta para o jogador da vez, perde a jogada;
8) Ganha o jogo, quem chegar mais próximo à linha de chegada.

Avaliação:
A avaliação será feita ao longo da aula, percebendo se os alunos apreenderam sobre a escrita correta das palavras segundo as normas ortográficas e separação silábica. Bem como observar a expressão oral dos alunos e a participação dos mesmos na aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário