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sexta-feira, 15 de abril de 2016

Análise da coleta de dados da lecto escrita

Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB
Departamento de Ciências Humanas e Letras – DCHL
Aluna: Ivonildes silva Cerqueira   Curso de pedagogia VI semestre
Disciplina: Metodologia da alfabetização 
Docente: Maria da Conceição
     

                          Analise da coleta de dados da lacto escrita

 Este trabalho tem o objetivo de relatar em que nível Isabella Cerqueira que tem quatro anos está. Isabella Cerqueira reconhece todas as letras e já conseguir fazer seu nome, o nome do pai e da mãe e outras palavras, mas ainda não ler. Ela já consegue fazer as junções das silabas e forma palavra.  Quando pronunciamos algumas palavras com três silabas ela sempre pergunta com que letra começa, assim que falamos ela consegue fazer, no caso de palavra menores ela consegue forma as palavras sem auxílio.
          Isabella Cerqueira, está no nível silábico-alfabética, notamos que para algumas 
palavras ela está no nível silábico e para outras está em um nível alfabético, ela começou a
 entender que algumas palavras tem os sons iguais e que   sons iguais com grafia diferente 
por exemplo (L/U).  
Para Grossi: 
                                                   
[...] o aluno ouve a pronúncia de cada sílaba e procura colocar letras que lhe correspondam. O grande passo da vinculação ‘pronúncia – construção alfabética da sílaba’ está dado, [...]. Este é o marco que advogamos como critério básico da alfabetização. Dizemos que alguém que tenha chegado a esse ponto transpôs o umbral da porta do mundo das coisas escritas (GROSSI, 1985, p. 30).

        Isabella   conseguir diferenciar grafia de palavras e pergunta que palavra é essa, já reconhece os números de 1a 10. Quando ela perguntar com que letra começa e vai colocado as letras até formar a palavra, ela ainda não conseguir fazer a leitura, mas já   entende que as palavras que escrevemos representa o que falamos. Ela conseguir fazer a ligação do discurso oral com o texto escrito, e também da palavra escrita com a palavra falada.
         A partir dos resultados da pesquisa realizada por Emília Ferreiro e Ana Teberosky foram definidos os níveis de desenvolvimento da escrita que são:
             Nível pré-silábico, em um primeiro momento, o aprendiz pensa que pode escrever com desenhos, rabiscos, letras ou outros sinais gráficos, imaginando que a palavra assim inscrita representa a coisa a que se refere.
            Assim, a passagem para o nível silábico é feita com atividades de vinculação do discurso oral com o texto escrito, da palavra escrita com a palavra falada. O aprendiz descobre que a palavra escrita representa a palavra falada, acredita que basta grafar uma letra para se poder pronunciar uma sílaba oral, mas só entrará para o nível silábico propriamente dito, com correspondência sonora, à medida que seus registros apresentarem esta relação, por exemplo, para MENINO grafar, MIO (M=me, I=ni, O=no), para GATO, GO (G=ga, O=to), BEA (B=bo, E=ne, A=ca) para BO-NE-CA, e assim por diante
            Nível silábico-alfabético: Esse nível é uma transição do silábico para o alfabético. É uma escrita quase alfabética, onde a criança começa a escrever alfabeticamente algumas sílabas e para outras permanece silábico. Percebe primeiramente que a sílaba tem duas letras e posteriormente que existem sílabas com mais de duas letras, tem dificuldades em separar palavras quando escreve frase ou texto.
          Nível alfabético O aluno nesse nível já domina a relação existente entre letra- sílaba-som e as regularidades da língua. Faz relação sonora das palavras, escreve do jeito que fala, oculta letras quando mistura a hipótese alfabética e silábica, apresenta dificuldades e problemas ortográficos.
         Notamos que Isabella está em um momento de mudanças em que começa abandona alguns conceitos e estabelecem novos conceito conseguindo forma hipótese a caminho da escrita e da leitura, deste modo podemos perceber que ela está seguindo um modo de evolução regular   da aquisição da língua escrita.
         Percebemos que Isabella vem avançando a cada dia, e que o letramento começa antes da criança entrar na escola, pois já possui a leitura de mundo que antecede a da palavra. Antes da criança ser alfabetizada ela já tem uma leitura de mundo a partir da vivencia com família. A alfabetização da criança é um processo continuo construído ao longo do desenvolvimento da criança, a ação de ensinar, ou aprender a ler e a escrever, está ligada aos conhecimentos da leitura e escrita, respeitado o contexto social de cada criança e o tempo.
       Cabendo ao professor alfabetizador criar um ambiente que seja favorável ao ler e escrever com diversidade de texto que envolvam o cotidiano da criança. Nesse sentido o professor pode trabalhar com Isabella análise e construção das palavras, reconhecimento dos sons das letras isoladas e depois juntando para formar um todo, utilização de letras móveis, trabalhar com rimas, letra inicial dominó de silábicos entre outras.

Referências:
GROSSI, E. P. Alfabetização em classes populares: didática do nível pré-silábico. São Paulo: SE/CENP, 1985.




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