Universidade
Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB
Departamento
de Ciências Humanas e Letras – DCHL
Aluna:
Ivonildes silva Cerqueira Curso de
pedagogia VI semestre
Disciplina:
Metodologia da alfabetização
Docente:
Maria da Conceição
Analise da coleta
de dados da lacto escrita
Este trabalho tem o objetivo de relatar em que
nível Isabella Cerqueira que tem quatro anos está. Isabella Cerqueira reconhece todas as letras e
já conseguir fazer seu nome, o nome do pai e da mãe e outras palavras, mas
ainda não ler. Ela já consegue fazer as junções das silabas e forma palavra. Quando pronunciamos algumas palavras com três
silabas ela sempre pergunta com que letra começa, assim que falamos ela
consegue fazer, no caso de palavra menores ela consegue forma as palavras sem
auxílio.
Isabella Cerqueira, está no nível silábico-alfabética, notamos que para algumas
palavras ela está no nível silábico e para outras está em um nível alfabético, ela começou a
entender que algumas palavras tem os sons iguais e que sons iguais com grafia diferente
por exemplo (L/U).
Para Grossi:
[...] o aluno ouve a pronúncia de
cada sílaba e procura colocar letras que lhe correspondam. O grande passo da
vinculação ‘pronúncia – construção alfabética da sílaba’ está dado, [...]. Este
é o marco que advogamos como critério básico da alfabetização. Dizemos que
alguém que tenha chegado a esse ponto transpôs o umbral da porta do mundo das
coisas escritas (GROSSI, 1985, p. 30).
Isabella
conseguir diferenciar grafia de
palavras e pergunta que palavra é essa, já reconhece os números de 1a 10.
Quando ela perguntar com que letra começa e vai colocado as letras até formar a
palavra, ela ainda não conseguir fazer a leitura, mas já entende que as palavras que escrevemos
representa o que falamos. Ela conseguir fazer a ligação do discurso oral com o
texto escrito, e também da palavra escrita com a palavra falada.
A partir dos resultados da pesquisa
realizada por Emília Ferreiro e Ana Teberosky foram definidos os níveis de
desenvolvimento da escrita que são:
Nível pré-silábico, em um primeiro
momento, o aprendiz pensa que pode escrever com desenhos, rabiscos, letras ou
outros sinais gráficos, imaginando que a palavra assim inscrita representa a
coisa a que se refere.
Assim, a passagem para o nível silábico é feita com atividades
de vinculação do discurso oral com o texto escrito, da palavra escrita com a
palavra falada. O aprendiz descobre que a palavra escrita representa a palavra
falada, acredita que basta grafar uma letra para se poder pronunciar uma sílaba
oral, mas só entrará para o nível silábico propriamente dito, com
correspondência sonora, à medida que seus registros apresentarem esta relação,
por exemplo, para MENINO grafar, MIO (M=me, I=ni, O=no), para GATO, GO (G=ga,
O=to), BEA (B=bo, E=ne, A=ca) para BO-NE-CA, e assim por diante
Nível
silábico-alfabético: Esse nível é uma transição do silábico para o
alfabético. É uma escrita quase alfabética, onde a criança começa a escrever
alfabeticamente algumas sílabas e para outras permanece silábico. Percebe
primeiramente que a sílaba tem duas letras e posteriormente que existem sílabas
com mais de duas letras, tem dificuldades em separar palavras quando escreve
frase ou texto.
Nível alfabético O aluno nesse nível já domina a relação existente
entre letra- sílaba-som e as regularidades da língua. Faz relação sonora das
palavras, escreve do jeito que fala, oculta letras quando mistura a hipótese
alfabética e silábica, apresenta dificuldades e problemas ortográficos.
Notamos
que Isabella está em um momento de mudanças em que começa abandona alguns
conceitos e estabelecem novos conceito conseguindo forma hipótese a caminho da
escrita e da leitura, deste modo podemos perceber que ela está seguindo um modo
de evolução regular da aquisição da
língua escrita.
Percebemos que Isabella vem avançando a cada dia, e que o letramento começa
antes da criança entrar na escola, pois já possui a leitura de mundo que
antecede a da palavra. Antes da criança ser alfabetizada ela já tem uma leitura
de mundo a partir da vivencia com família. A alfabetização da criança é um
processo continuo construído ao longo do desenvolvimento da criança, a ação de ensinar,
ou aprender a ler e a escrever, está ligada aos conhecimentos da leitura e
escrita, respeitado o contexto social de cada criança e o tempo.
Cabendo
ao professor alfabetizador criar um ambiente que seja favorável ao ler e
escrever com diversidade de texto que envolvam o cotidiano da criança. Nesse
sentido o professor pode trabalhar com Isabella análise e construção das
palavras, reconhecimento dos sons das letras isoladas e depois juntando para
formar um todo, utilização de letras móveis, trabalhar com rimas, letra inicial
dominó de silábicos entre outras.
Referências:
GROSSI, E. P. Alfabetização em classes
populares: didática do nível pré-silábico. São Paulo: SE/CENP, 1985.
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