UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
DISCIPLINA:
METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO
DOCENTE: MARIA
DA CONCEIÇÃO FERREIRA
DISCENTE:
JAQUELINE FURTUOSO COSTA
FICHAMENTO
MELLO,
Márcia Cristina de Oliveira. O
pensamento de Emilia Ferreiro sobre alfabetização. Revista Moçambras:
acolhendo a alfabetização nos países de língua portuguesa, São Paulo, ano 1, n.
2, 2007. Disponível em: <http://www.mocambras.org>. Publicado em: março
2007.
De
acordo com a autora, “Motivada em conhecer aspectos da história da
alfabetização no Brasil, desenvolvi pesquisas documental e bibliográfica,
vinculadas ao Grupo de Pesquisa ―História do ensino de língua e literatura no
Brasil‖ (GPHELLB) e ao Projeto Integrado de Pesquisa ―Ensinode língua e
literatura no Brasil: repertório documental republicano‖ (PIPELLB)1, ambos
coordenados por Maria do Rosário Longo Mortatti e subdivididos em cinco linhas
de pesquisa, dentre as quais, Alfabetização, entendida como ensino de leitura e
escrita na fase inicial de escolarização de crianças” (MELLO,2007, p.02).
Buscando
compreender o processo de alfabetização no Brasil, a autora fez uma pesquisa
sobre a obra de Emilia Ferreiro, essa “pesquisa propiciou constatar que Emilia
Ferreiro possui uma vasta produção escrita, traduzida para diversos idiomas, em
vários países, dentre eles o Brasil. Foi possível constatar, também, que são
poucos os estudos e as pesquisas realizadas sobre o pensamento
construtivista de Emilia Ferreiro no tocante à alfabetização” (MELLO,2007,
p.86). Desse modo, essas constatações fizeram-me confirmar meu interesse de
pesquisa inicial e eleger como corpus para análise o livro Psicogênese
da língua escrita, escrito por Emilia Ferreiro e Ana Teberosky, traduzido,
no Brasil, em 1985 (MELLO, 2007, p.87). Enfatiza ainda que “Emilia Ferreiro
ganhou prestígio por desenvolver, com seus colaboradores, pesquisa empírica que
lhe permitiu formular a teoria sobre a psicogênese da língua escrita, a qual
foi divulgada em diversos países, dentre eles, o Brasil. Sua atuação
profissional revela, também, o compromisso político em contribuir na busca de
soluções para se enfrentar o problema do analfabetismo” (MELLO, 2007, p.87).
Diante disso, “A análise de Psicogênese da
língua escrita propiciou confirmar sua relevância no que se refere à
compreensão do pensamento construtivista de Emilia Ferreiro sobre
alfabetização. Essa importância deriva justamente do fato de nele estar contida
o que denomino ―matriz invariante‖ desse pensamento, considerado pelas autoras
do livro, como já mencionei, e por outros pesquisadores, uma ―revolução
conceitual‖ em alfabetização” (MELLO, 2007, p. 90). Nesse sentido, “Partindo desse conhecimento,
as crianças seguem uma linha de evolução regular até a aquisição da língua
escrita, elaborando hipóteses para compreender o funcionamento do código
escrito” (MELLO, 2007, p. 90).
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