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segunda-feira, 11 de abril de 2016

FICHAMENTO: O pensamento de Emilia Ferreiro sobre alfabetização.







UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA
DISCIPLINA: METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO
DOCENTE: MARIA DA CONCEIÇÃO FERREIRA
DISCENTE: JAQUELINE FURTUOSO COSTA


FICHAMENTO



MELLO, Márcia Cristina de Oliveira. O pensamento de Emilia Ferreiro sobre alfabetização. Revista Moçambras: acolhendo a alfabetização nos países de língua portuguesa, São Paulo, ano 1, n. 2, 2007. Disponível em: <http://www.mocambras.org>. Publicado em: março 2007.


De acordo com a autora, “Motivada em conhecer aspectos da história da alfabetização no Brasil, desenvolvi pesquisas documental e bibliográfica, vinculadas ao Grupo de Pesquisa ―História do ensino de língua e literatura no Brasil‖ (GPHELLB) e ao Projeto Integrado de Pesquisa ―Ensinode língua e literatura no Brasil: repertório documental republicano‖ (PIPELLB)1, ambos coordenados por Maria do Rosário Longo Mortatti e subdivididos em cinco linhas de pesquisa, dentre as quais, Alfabetização, entendida como ensino de leitura e escrita na fase inicial de escolarização de crianças” (MELLO,2007, p.02).
Buscando compreender o processo de alfabetização no Brasil, a autora fez uma pesquisa sobre a obra de Emilia Ferreiro, essa “pesquisa propiciou constatar que Emilia Ferreiro possui uma vasta produção escrita, traduzida para diversos idiomas, em vários países, dentre eles o Brasil. Foi possível constatar, também, que são poucos os estudos e as pesquisas realizadas sobre o pensamento construtivista de Emilia Ferreiro no tocante à alfabetização” (MELLO,2007, p.86). Desse modo, essas constatações fizeram-me confirmar meu interesse de pesquisa inicial e eleger como corpus para análise o livro Psicogênese da língua escrita, escrito por Emilia Ferreiro e Ana Teberosky, traduzido, no Brasil, em 1985 (MELLO, 2007, p.87). Enfatiza ainda que “Emilia Ferreiro ganhou prestígio por desenvolver, com seus colaboradores, pesquisa empírica que lhe permitiu formular a teoria sobre a psicogênese da língua escrita, a qual foi divulgada em diversos países, dentre eles, o Brasil. Sua atuação profissional revela, também, o compromisso político em contribuir na busca de soluções para se enfrentar o problema do analfabetismo” (MELLO, 2007, p.87).
 Diante disso, “A análise de Psicogênese da língua escrita propiciou confirmar sua relevância no que se refere à compreensão do pensamento construtivista de Emilia Ferreiro sobre alfabetização. Essa importância deriva justamente do fato de nele estar contida o que denomino ―matriz invariante‖ desse pensamento, considerado pelas autoras do livro, como já mencionei, e por outros pesquisadores, uma ―revolução conceitual‖ em alfabetização” (MELLO, 2007, p. 90).  Nesse sentido, “Partindo desse conhecimento, as crianças seguem uma linha de evolução regular até a aquisição da língua escrita, elaborando hipóteses para compreender o funcionamento do código escrito” (MELLO, 2007, p. 90).

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