Universidade
Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB
Departamento
de Ciências Humanas e Letras – DCHL
Aluna:
Ivonildes silva Cerqueira Curso de
pedagogia VI semestre
Disciplina: Metodologia
da alfabetização
Docente:
Maria da Conceição
FICHAMENTO
SANTOS,
Carmi Ferraz. Alfabetização e
escolarização: A instituição do letramento escolar. In: SANTOS, C. F.;
MENDONÇA, M. (Org.). Alfabetização e
letramento: Conceitos e relações. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.p.23-36
A autora discutindo essa
relação entre alfabetização e escolarização, afirma que a alfabetização de uma
parcela considerável da população da Europa precedeu o desenvolvimento
industrial (p.24).
A autora considera elementar, essa alfabetização, foi capaz de
permitir o crescimento de uma cultura popular letrada, que passou a fazer parte
da vida diária das pessoas comuns (p.25)
Os
movimentos populares ligados à Reforma Protestante promoveram a difusão da
instrução como meio de garantir a leitura e a interpretação da Bíblia por cada fiel
(p.26).
A
autora diz que deixa maneira os detentores do saber escolar passaram a ser
considerados sujeitos letrados, enquanto aqueles deixados à margem da escola
eram vistos como sujeitos iletrados, já que não dominavam o saber da leitura e
da escrita requerido pela escola, antes detinham um saber de “segunda”
categoria (p.26-0
A aprendizagem da língua escrita assume, a
partir da escolarização formal, um caráter de alfabetização escolar, passando a
considerar como verdadeiramente alfabetizado apenas o sujeito que passasse pela
escola (p.26).
A autora observa não foi a escolarização
que promoveu a alfabetização (p.27). Podemos perceber, não foi a escolarização
que promoveu a alfabetização.
Ela destacar que escolarização foi uma
consequência do desenvolvimento de uma alfabetização popular que promoveu uma
cultura popular letrada que se constituiu como parte de um movimento em favor
de mudanças sociais, entre elas o acesso à escola (p.27).
Ela observa que essa
alfabetização levada a efeito por meio da escolarização teve por base um
processo de ensino no qual a capacidade de ler e escrever foi sendo associada a
características morais e sociais (p.28).
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