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quarta-feira, 13 de abril de 2016

FICHAMENTO: Alfabetização e escolarização: A instituição do letramento escolar.



Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB
Departamento de Ciências Humanas e Letras – DCHL
Aluna: Ivonildes silva Cerqueira   Curso de pedagogia VI semestre
Disciplina: Metodologia da alfabetização  
Docente: Maria da Conceição 

                                                     FICHAMENTO
                         
 SANTOS, Carmi Ferraz. Alfabetização e escolarização: A instituição do letramento escolar. In: SANTOS, C. F.; MENDONÇA, M. (Org.). Alfabetização e letramento: Conceitos e relações. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.p.23-36
         A autora discutindo essa relação entre alfabetização e escolarização, afirma que a alfabetização de uma parcela considerável da população da Europa precedeu o desenvolvimento industrial (p.24).
        A autora considera   elementar, essa alfabetização, foi capaz de permitir o crescimento de uma cultura popular letrada, que passou a fazer parte da vida diária das pessoas comuns (p.25) 
        Os movimentos populares ligados à Reforma Protestante promoveram a difusão da instrução como meio de garantir a leitura e a interpretação da Bíblia por cada fiel (p.26).
        A autora diz que deixa maneira os detentores do saber escolar passaram a ser considerados sujeitos letrados, enquanto aqueles deixados à margem da escola eram vistos como sujeitos iletrados, já que não dominavam o saber da leitura e da escrita requerido pela escola, antes detinham um saber de “segunda” categoria (p.26-0   
       A aprendizagem da língua escrita assume, a partir da escolarização formal, um caráter de alfabetização escolar, passando a considerar como verdadeiramente alfabetizado apenas o sujeito que passasse pela escola (p.26).
       A autora observa não foi a escolarização que promoveu a alfabetização (p.27). Podemos perceber, não foi a escolarização que promoveu a alfabetização.
     Ela destacar que escolarização foi uma consequência do desenvolvimento de uma alfabetização popular que promoveu uma cultura popular letrada que se constituiu como parte de um movimento em favor de mudanças sociais, entre elas o acesso à escola (p.27).
     Ela observa que essa alfabetização levada a efeito por meio da escolarização teve por base um processo de ensino no qual a capacidade de ler e escrever foi sendo associada a características morais e sociais (p.28).   

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