Páginas

sábado, 9 de abril de 2016

Sequência didática

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA – UESB
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS – DCHL
DISCENTES: IVONILDES CERQUEIRA, JACINEIA MATOS, JAQUELINE FURTUOSO E RAVENA ALVES


SEQUÊNCIA DIDÁTICA I


COMPETÊNCIAS
*      Ampliar a percepção e associação.
*      Compreender o sistema de escrita alfabética.
*      Desenvolver o gosto pela leitura.
*      Compartilhar opiniões e ideias acerca das leituras.
*      Ampliar o vocabulário dos alunos.

HABILIDADES
*      Identificar aspectos sonoros da língua.
*      Expressar a oralidade.
*      Reconhecer as letras do alfabeto para a formação de palavras.
*      Expressar a criatividade
*      Ler, e reconhecer diferentes gêneros.
*      Escrever pequenos textos

CONTEÚDOS
*      Gênero textual poema
*      Produção e interpretação textual;
*      Associação de palavras e imagens através de jogos.
Pontos de contato: Português, literatura e arte.
Tempo: 02 aulas

1ª AULA

PRIMEIRO MOMENTO:
Leitura coletiva do poema “A BORBOLETA XERETA” de Lenise Resende e Rosy Beltrão

ANTONIETA

A BORBOLETA XERETA,
VENDO ABERTA UMA GAVETA,
VOOU CORRENDO PRA LÁ
PRA PODER BISBILHOTAR.

VOA DAQUI, SALTITA DE LÁ.
NÃO RESISTE E ENTRA LÁ.
E A BORBOLETA SALIENTE,
FICOU PRESA POR ACIDENTE,
NA GAVETA QUE RAPIDAMENTE,
FOI FECHADA NOVAMENTE.

ANTONIETA ENTÃO CHOROU
POIS SEM AR QUASE FICOU
MAS TANTO ESPERNEOU
QUE O BARULHO ALGUÉM OUVIU,
A GAVETA REABRIU
E A BORBOLETA SAIU,
DANDO UM SUSTO EM QUEM VIU.
SEGUNDO MOMENTO:
Conversa sobre as seguintes questões:
*      Vocês gostaram do poema?
*      O que vocês entendem da palavra xereta a partir da história contada?
*      Podemos fazer uma relação com nossa vida?
*      Vocês se parecem com a borboleta? Por quê?
*      Por que Antonieta entrou na gaveta?
*      O que será que Antonieta pensou que tinha lá dentro da gaveta?
*      Vocês gostam de borboletas?

TERCEIRO MOMENTO:  
*      Apresentar a palavra geradora XERETA, colocar no quadro as sílabas embaralhadas e pedir para os alunos formarem a palavra geradora.
*      Através da palavra geradora, trabalhar a potencialização da leitura e da escrita.
XERETA                                 XE-RE-TA
xereta                                      xe-re-ta
XA- XO- XE- XU- XI- XÃO
RA- RO- RE- RI- RU- RÃO
TO- TE- TI- TU- TA- TÃO
A-O-E-I-U- ÃO
*      Realizar a leitura em voz alta da palavra geradora e das famílias silábicas.
*   Pedir que os alunos copiem no caderno a palavra geradora e suas famílias, para formação de novas palavras que eles conheçam.

QUARTO MOMENTO:
*      Representação individual do poema por meio de desenhos.
*      Expor os desenhos no mural.

2ª AULA
PRIMEIRO MOMENTO:

Jogo de dominó

Nível: Silábico-Alfabético e Alfabético
Objetivo: O objetivo do jogo de dominó é reconhecer palavras por dedução e intuição, identificar as iniciais das palavras, ler, desenvolver a leitura, socializar, conviver com o colega.
Como se joga?
O jogo funciona da seguinte maneira: Distribua as fichas entre os alunos, Um aluno inicia o jogo colocando uma das peças do dominó na mesa; Deverá dizer o nome da figura em voz alta e ler a palavra escrita, o próximo aluno deve procurar dentre as peças, qual é a que corresponde a uma das duas opções (desenho ou palavra. O jogo termina quando acabarem as peças.
Materiais: Papel ofícil, cola, tesoura e papelão.

SEGUNDO MOMENTO:
*  Explicação do gênero poema, apontando as suas características, como versos, métrica, estrofes, rimas e ritmo.
*     Pedir que os alunos identifiquem no poema “Borboleta xereta” de Lenise Resende e Rosy Beltrão, o número de versos e estrofes.
*      Pedir que os alunos identifiquem as rimas existentes nesse poema.

TERCEIRO MOMENTO:
Construindo um poema:
*   Cada aluno escolherá uma peça do jogo de dominó que jogaram anteriormente e tentará criar um poema a partir da palavra e/ou imagem contida/s na peça escolhida.

QUARTO MOMENTO:
Leitura do poema:
*      Em voz alta, os alunos deverão ler para a turma o poema que criaram. Em seguida, entregarão ao/a professor/a a atividade para a correção. Se necessário os alunos farão a reescrita do texto criado.

AVALIAÇÃO:
*    Durante as rodas de discussões, os alunos serão avaliados quanto ao nível de compreensão, interação, turno de fala e respeito às opiniões dos colegas.
*      Na atividade referente à palavra geradora, será verificado se os alunos conseguem Identificar adequadamente aspectos sonoros da língua e relacioná-los aos grafemas. Será analisada a capacidade de criar novas palavras a partir das famílias silábicas.
*  Em relação à representação do poema através de desenhos, será percebida a capacidade de expressar a criatividade e de interpretação.
*      No que tange ao jogo de dominó, será avaliado a associação de palavras e imagens. O domínio da leitura e o respeito a vez do próximo.

*      No que diz respeito à construção do poema a partir da palavra e/ou imagem do jogo de dominó, será avaliado se os alunos entenderam as características do gênero poema. O nível de escrita e de criatividade.

REFERENCIAS:


http://roqueturma121.blogspot.com.br/2010/04/mosaico-da-borboleta.html


http://pedagogiadosonho.blogspot.com.br/2014/05/plano-de-aula-associacao-de-palavras-e.html


MENDONÇA, Onaide Schwatz; MENDONÇA, Olympio Correa. Alfabetização: método sociolinguístico: consciência social, silábica e alfabética em Paulo Freire. São Paulo: Cortez, 2007.


Nenhum comentário:

Postar um comentário