UNIVERSIDADE ESTADUAL
DO SUDOESTE DA BAHIA – UESB
DEPARTAMENTO DE
CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS – DCHL
DISCENTES: IVONILDES
CERQUEIRA, JACINEIA MATOS, JAQUELINE FURTUOSO E RAVENA ALVES
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA I
COMPETÊNCIAS
Ampliar a percepção e associação.
Compreender o sistema de escrita alfabética.
Desenvolver o gosto pela leitura.
Compartilhar
opiniões e ideias acerca das leituras.
Ampliar o
vocabulário dos alunos.
HABILIDADES
Identificar aspectos sonoros da língua.
Expressar a oralidade.
Reconhecer as letras do alfabeto para a
formação de palavras.
Expressar a criatividade
Ler, e reconhecer diferentes gêneros.
Escrever pequenos textos
CONTEÚDOS
Gênero textual poema
Produção e interpretação textual;
Associação de palavras e imagens através de
jogos.
Pontos
de contato: Português, literatura e arte.
Tempo: 02
aulas
1ª AULA
PRIMEIRO
MOMENTO:
Leitura
coletiva do poema “A BORBOLETA XERETA” de Lenise Resende e Rosy Beltrão

ANTONIETA
A BORBOLETA XERETA,
VENDO ABERTA UMA GAVETA,
VOOU CORRENDO PRA LÁ
PRA PODER BISBILHOTAR.
VOA DAQUI, SALTITA DE LÁ.
NÃO RESISTE E ENTRA LÁ.
E A
BORBOLETA SALIENTE,
FICOU PRESA POR ACIDENTE,
NA GAVETA QUE RAPIDAMENTE,
FOI FECHADA NOVAMENTE.
ANTONIETA ENTÃO CHOROU
POIS SEM AR QUASE FICOU
MAS TANTO ESPERNEOU
QUE O BARULHO ALGUÉM OUVIU,
A GAVETA REABRIU
E A BORBOLETA SAIU,
DANDO UM SUSTO EM QUEM VIU.
SEGUNDO
MOMENTO:
Conversa
sobre as seguintes questões:
Vocês gostaram do poema?
O que vocês entendem da palavra xereta a
partir da história contada?
Podemos fazer uma relação com nossa vida?
Vocês se parecem com a borboleta? Por quê?
Por que Antonieta entrou na gaveta?
O que será que Antonieta pensou que tinha lá
dentro da gaveta?
Vocês gostam de borboletas?
TERCEIRO
MOMENTO:
Apresentar a palavra geradora XERETA, colocar no quadro as sílabas
embaralhadas e pedir para os alunos formarem a palavra geradora.
Através da palavra geradora, trabalhar a
potencialização da leitura e da escrita.
XERETA
XE-RE-TA
xereta xe-re-ta
XA- XO- XE- XU- XI- XÃO
RA- RO- RE- RI- RU- RÃO
TO- TE- TI- TU- TA- TÃO
A-O-E-I-U- ÃO
Realizar a leitura em voz alta da palavra
geradora e das famílias silábicas.
Pedir que os alunos copiem no caderno a
palavra geradora e suas famílias, para formação de novas palavras que eles
conheçam.
QUARTO
MOMENTO:
Representação
individual do poema por meio de desenhos.
Expor os desenhos
no mural.
2ª AULA
PRIMEIRO
MOMENTO:
Jogo de dominó
Nível: Silábico-Alfabético e Alfabético
Objetivo: O
objetivo do jogo de dominó é reconhecer palavras por dedução e intuição,
identificar as iniciais das palavras, ler, desenvolver a leitura, socializar,
conviver com o colega.
Como
se joga?
O jogo funciona da
seguinte maneira: Distribua as fichas entre os alunos, Um aluno inicia o jogo
colocando uma das peças do dominó na mesa; Deverá dizer o nome da figura em voz
alta e ler a palavra escrita, o próximo aluno deve procurar dentre as peças,
qual é a que corresponde a uma das duas opções (desenho ou palavra. O jogo
termina quando acabarem as peças.
Materiais:
Papel
ofícil, cola, tesoura e papelão.
SEGUNDO
MOMENTO:
Explicação do gênero poema, apontando as suas
características, como versos,
métrica, estrofes, rimas e ritmo.
Pedir que os alunos
identifiquem no poema “Borboleta xereta” de Lenise Resende e Rosy
Beltrão, o número de versos e
estrofes.
Pedir que os
alunos identifiquem as rimas existentes nesse poema.
TERCEIRO MOMENTO:
Construindo um poema:
Cada aluno
escolherá uma peça do jogo de dominó que jogaram anteriormente e tentará criar
um poema a partir da palavra e/ou imagem contida/s na peça escolhida.
QUARTO MOMENTO:
Leitura do poema:
Em voz alta, os
alunos deverão ler para a turma o poema que criaram. Em seguida, entregarão
ao/a professor/a a atividade para a correção. Se necessário os alunos farão a
reescrita do texto criado.
AVALIAÇÃO:
Durante as rodas de discussões, os alunos
serão avaliados quanto ao nível de compreensão, interação, turno de fala e
respeito às opiniões dos colegas.
Na atividade referente à palavra geradora,
será verificado se os alunos conseguem Identificar adequadamente aspectos
sonoros da língua e relacioná-los aos grafemas. Será analisada a capacidade de
criar novas palavras a partir das famílias silábicas.
Em relação à representação do poema através
de desenhos, será percebida a capacidade de expressar a criatividade e de
interpretação.
No que tange ao jogo de dominó, será avaliado
a associação de palavras e imagens. O domínio da leitura e o respeito a vez do
próximo.
No que diz respeito à construção do poema a
partir da palavra e/ou imagem do jogo de dominó, será avaliado se os alunos
entenderam as características do gênero poema. O nível de escrita e de
criatividade.
REFERENCIAS:
http://roqueturma121.blogspot.com.br/2010/04/mosaico-da-borboleta.html
http://pedagogiadosonho.blogspot.com.br/2014/05/plano-de-aula-associacao-de-palavras-e.html
MENDONÇA, Onaide Schwatz;
MENDONÇA, Olympio Correa. Alfabetização:
método sociolinguístico: consciência social, silábica e alfabética em Paulo
Freire. São Paulo: Cortez, 2007.
Nenhum comentário:
Postar um comentário