UNIVERSIDADE ESTADUAL
DO SUDOESTE DA BAHIA – UESB
DEPARTAMENTO DE
CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS – DCHL
DISCENTES: IVONILDES
CERQUEIRA, JACINEIA MATOS, JAQUELINE FURTUOSO E RAVENA ALVES
SEQUÊNCIA
DIDÁTICA I
COMPETÊNCIAS
Ampliar a percepção e associação.
Compreender o sistema de escrita alfabética.
Desenvolver o gosto pela leitura.
Compartilhar
opiniões e ideias acerca das leituras.
Ampliar o
vocabulário dos alunos.
HABILIDADES
Identificar aspectos sonoros da língua.
Expressar a oralidade.
Reconhecer as letras do alfabeto para a
formação de palavras.
Expressar a criatividade
Ler, e reconhecer diferentes gêneros.
Escrever pequenos textos
CONTEÚDOS
Gênero textual poema
Produção e interpretação textual;
Associação de palavras e imagens através de
jogos.
Pontos
de contato: Português, literatura e arte.
Tempo: 02
aulas
1ª AULA
PRIMEIRO
MOMENTO:
Leitura
coletiva do poema “A BORBOLETA XERETA” de Lenise Resende e Rosy Beltrão
ANTONIETA
A BORBOLETA XERETA,
VENDO ABERTA UMA GAVETA,
VOOU CORRENDO PRA LÁ
PRA PODER BISBILHOTAR.
VOA DAQUI, SALTITA DE LÁ.
NÃO RESISTE E ENTRA LÁ.
NÃO RESISTE E ENTRA LÁ.
E A
BORBOLETA SALIENTE,
FICOU PRESA POR ACIDENTE,
NA GAVETA QUE RAPIDAMENTE,
FOI FECHADA NOVAMENTE.
ANTONIETA ENTÃO CHOROU
POIS SEM AR QUASE FICOU
MAS TANTO ESPERNEOU
QUE O BARULHO ALGUÉM OUVIU,
A GAVETA REABRIU
E A BORBOLETA SAIU,
DANDO UM SUSTO EM QUEM VIU.
FICOU PRESA POR ACIDENTE,
NA GAVETA QUE RAPIDAMENTE,
FOI FECHADA NOVAMENTE.
ANTONIETA ENTÃO CHOROU
POIS SEM AR QUASE FICOU
MAS TANTO ESPERNEOU
QUE O BARULHO ALGUÉM OUVIU,
A GAVETA REABRIU
E A BORBOLETA SAIU,
DANDO UM SUSTO EM QUEM VIU.
SEGUNDO
MOMENTO:
Conversa
sobre as seguintes questões:
Vocês gostaram do poema?
O que vocês entendem da palavra xereta a
partir da história contada?
Podemos fazer uma relação com nossa vida?
Vocês se parecem com a borboleta? Por quê?
Por que Antonieta entrou na gaveta?
O que será que Antonieta pensou que tinha lá
dentro da gaveta?
Vocês gostam de borboletas?
TERCEIRO
MOMENTO:
Apresentar a palavra geradora XERETA, colocar no quadro as sílabas
embaralhadas e pedir para os alunos formarem a palavra geradora.
Através da palavra geradora, trabalhar a
potencialização da leitura e da escrita.
XERETA
XE-RE-TA
xereta xe-re-ta
XA- XO- XE- XU- XI- XÃO
RA- RO- RE- RI- RU- RÃO
TO- TE- TI- TU- TA- TÃO
A-O-E-I-U- ÃO
Realizar a leitura em voz alta da palavra
geradora e das famílias silábicas.
Pedir que os alunos copiem no caderno a
palavra geradora e suas famílias, para formação de novas palavras que eles
conheçam.
QUARTO
MOMENTO:
Representação
individual do poema por meio de desenhos.
Expor os desenhos
no mural.
2ª AULA
PRIMEIRO
MOMENTO:
Jogo de dominó
Nível: Silábico-Alfabético e Alfabético
Objetivo: O
objetivo do jogo de dominó é reconhecer palavras por dedução e intuição,
identificar as iniciais das palavras, ler, desenvolver a leitura, socializar,
conviver com o colega.
Como
se joga?
O jogo funciona da
seguinte maneira: Distribua as fichas entre os alunos, Um aluno inicia o jogo
colocando uma das peças do dominó na mesa; Deverá dizer o nome da figura em voz
alta e ler a palavra escrita, o próximo aluno deve procurar dentre as peças,
qual é a que corresponde a uma das duas opções (desenho ou palavra. O jogo
termina quando acabarem as peças.
Materiais:
Papel
ofícil, cola, tesoura e papelão.
SEGUNDO
MOMENTO:
Explicação do gênero poema, apontando as suas
características, como versos,
métrica, estrofes, rimas e ritmo.
Pedir que os alunos
identifiquem no poema “Borboleta xereta” de Lenise Resende e Rosy
Beltrão, o número de versos e
estrofes.
Pedir que os
alunos identifiquem as rimas existentes nesse poema.
TERCEIRO MOMENTO:
Construindo um poema:
Cada aluno
escolherá uma peça do jogo de dominó que jogaram anteriormente e tentará criar
um poema a partir da palavra e/ou imagem contida/s na peça escolhida.
QUARTO MOMENTO:
Leitura do poema:
Em voz alta, os
alunos deverão ler para a turma o poema que criaram. Em seguida, entregarão
ao/a professor/a a atividade para a correção. Se necessário os alunos farão a
reescrita do texto criado.
AVALIAÇÃO:
Durante as rodas de discussões, os alunos
serão avaliados quanto ao nível de compreensão, interação, turno de fala e
respeito às opiniões dos colegas.
Na atividade referente à palavra geradora,
será verificado se os alunos conseguem Identificar adequadamente aspectos
sonoros da língua e relacioná-los aos grafemas. Será analisada a capacidade de
criar novas palavras a partir das famílias silábicas.
Em relação à representação do poema através
de desenhos, será percebida a capacidade de expressar a criatividade e de
interpretação.
No que tange ao jogo de dominó, será avaliado
a associação de palavras e imagens. O domínio da leitura e o respeito a vez do
próximo.
No que diz respeito à construção do poema a
partir da palavra e/ou imagem do jogo de dominó, será avaliado se os alunos
entenderam as características do gênero poema. O nível de escrita e de
criatividade.
REFERENCIAS:
http://roqueturma121.blogspot.com.br/2010/04/mosaico-da-borboleta.html
http://pedagogiadosonho.blogspot.com.br/2014/05/plano-de-aula-associacao-de-palavras-e.html
MENDONÇA, Onaide Schwatz;
MENDONÇA, Olympio Correa. Alfabetização:
método sociolinguístico: consciência social, silábica e alfabética em Paulo
Freire. São Paulo: Cortez, 2007.
Nenhum comentário:
Postar um comentário